Campanha Publicitária Contra o Racismo

O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná ― CONSEPIR ― em parceria com a União Cigana do Brasil, lançou uma campanha publicitária MUITO LINDA para combater o preconceito em tempos de COVID-19. A realidade cigana, que já é bastante dura em tempos comuns, torna-se ainda mais desafiadora em tempos de pandemia. Em algumas regiões do país, famílias e acampamentos já foram expulsos sob o pretexto de combate ao vírus e indivíduos de etnia rhomá têm sido ameaçados e perseguidos, inclusive por autoridades estatais.

PALESTRA SOBRE IDENTIDADE RHOMÁ – I SEMINÁRIO DE CULTURA E IDENTIDADE ROMÁ

***O texto abaixo se refere à palestra ministrada por mim, Mikka Capella, no I Seminário de Cultura e Identidade Romá, que aconteceu no dia 5 de abril, antecipando as comemorações do International Romani Day de 2018, no Campus Aterrado da UFF, em Volta Redonda. QUEM SÃO OS CIGANOS? A definição do que seria uma identidade… Continuar lendo PALESTRA SOBRE IDENTIDADE RHOMÁ – I SEMINÁRIO DE CULTURA E IDENTIDADE ROMÁ

Você já ouviu falar de Rumba Brasileira?

Eu gostaria de começar este texto me desculpando, porque, fugindo um pouco às minhas próprias regras, este será um desabafo bastante emocional… Também gostaria de dizer que não tenho a intenção de fazer, aqui, um ataque à pessoas ou indivíduos, mas a comportamentos e práticas que são nojentas, na melhor das hipóteses.

***DENÚNCIA*** Ciganos Correm Perigo em Volta Redonda!!!

O relato abaixo me foi enviado pela romie Alessandra Tubbs, de Volta Redonda, município do estado do Rio de Janeiro. Leiam com bastante atenção: “Sexta-feira, dia 10/11, por volta de meio dia, uma funcionária do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – Volta Redonda me ligou e me comunicou que tinha recebido ordens… Continuar lendo ***DENÚNCIA*** Ciganos Correm Perigo em Volta Redonda!!!

Resenha: “Qualquer Chão Leva ao Céu”

Faz algum tempo que a amiga Cris Penedo resolveu me dar um presente fora de ocasião – essas coisas que vêm da alma – e me apresentou à escritora Cristina da Costa Pereira, por quem eu já nutria profunda admiração há muitos anos. E Cristina, como o doce de ser humano que é, também me presenteou, já em nosso primeiro encontro, com um exemplar de seu último trabalho: Qualquer Chão Leva ao Céu, a história do menino e do cigano.

Considerações Sobre o “Etnocídio” Cigano

Bem, amigos, preparem-se que lá vem livro! (risos) Agradeço desde já aos que tiverem coragem e disposição para ler até o final, ok? Estou lendo um livro muito bom sobre ciganos, que reproduz, porém, uma maneira de pensar muito própria da década de 70 (década em que foi publicado o livro que estou lendo) e… Continuar lendo Considerações Sobre o “Etnocídio” Cigano