Rom

O grupo Rom, mais numeroso de todos, provém principalmente do norte e leste da Europa, onde, inclusive, chegaram a ser escravizados na Moldávia e na Valáquia (atual Romênia). Eles, certamente, originaram-se do grupo que, uma vez na Europa, resolveu seguir para o norte.

Observa-se no romani e nos costumes tradicionais deste grupo uma forte influência da cultura eslava. As slavas, por exemplo, festas religiosas em homenagem aos santos padroeiros, que muitos autores estabeleceram como um costume tradicional dos ciganos de maneira geral, são, na verdade, um costume eslavo muito antigo, praticado com esse mesmo nome, ainda nos dias de hoje, por cristãos ortodoxos não-ciganos na Sérvia. Da mesma forma, muitos dos mais tradicionais rituais da Pomana, a cerimônia fúnebre que muitos autores atribuem, novamente, a todos os rhomá, são realizados exclusivamente pelos rhomá do grupo Rom e também derivam de antigas tradições eslavas não-ciganas.

Ao contrário do que normalmente se pensa, eles também são os únicos entre os rhomá a estabelecerem subdivisões em clãs, como era costume nas regiões do norte e leste europeu por onde se espalharam. A palavra “clã”, como todos podem imaginar, nem mesmo é de origem romani. Dessa maneira, os clãs dos rons caracterizam-se pelas profissões tradicionalmente exercidas pelos seus membros, enquanto os rhomá dos grupos Sinti e Calon não estão subdivididos em clãs, mas reconhecem-se com nomes distintos de acordo com a localidade de onde provém.