Nacionalidades Kalderash

Serbijája – São Kalderash da Sérvia. Fazem parte dos kalderash serbijája as vitsas Minéshti, Papinéshti, Jonéshti, Frunkaléshti, entre outras, cada uma delas com suas respectivas famílias integrantes.

Moldovája – São Kalderash da Moldávia. Fazem parte dos kalderash moldovája as vitsas Demóni, Jonikóni, Poróni, entre outras, cada uma delas com suas respectivas famílias integrantes.

Grekúrja – São Kalderash da Grécia. Fazem parte dos kalderash grekúrja as vitsas Bedóni, Kiriléshti, Shandoróni, entre outras, cada uma delas com suas respectivas famílias integrantes.

Vúngrika – São Kalderash da Hungria. Também faz parte dos kalderash vúngrika a vitsa Jonéshti, inclusive com algumas das mesmas famílias. Vale lembrar que a Hungria e a Sérvia fazem fronteira uma com a outra e, nesse caso, as distâncias não são tão grandes.

Xoraxané ou Horahané – São Kalderash da Bulgária e da Turquia. Algumas vezes são católicos ortodoxos, outras, adeptos do islamismo, o que lhes confere costumes peculiares em relação aos outros kalderash. Por causa disso, os Horahané são muitas vezes referidos como outro clã, inclusive pelos próprios Kalderash. Vale frisar que, por razões históricas, a maior parte dos rhomá da Europa não enxerga com bons olhos os turcos, em especial os muçulmanos.

Observação: Para esta nacionalidade Kalderash, os Horahané, não fui capaz de encontrar vitsas para correlacionar. Os créditos das informações referentes às nacionalidades e vitsas Kalderash expostas nesta seção são do pesquisador italiano não-cigano Sergio Franceze, em seu extinto e saudoso site “O Vúrdon”, que já contou, inclusive, com uma versão em português.