Os Rhomá

Halle, Wohnwagen einer Sinti und Roma-Familie

Podemos dizer que os rhomá são uma etnia. Etnia esta à qual as pessoas geralmente estão se referindo quando usam o termo “cigano”. O fato deste mesmo termo ser usado para referir-se à outras etnias, acaba criando uma grande confusão.

Já vi em livros de pesquisadores sérios, por exemplo, referências aos ashkali e aos yenish como sendo grupos rhomá. Isso não é verdade. Tratam-se, como já vimos, de três etnias diferentes. Os rhomá vieram da Índia e falam o romani. Os ashkali originaram-se nos Bálcãs e falam o albanês. Os yenish têm uma origem ainda incerta, mas provavelmente européia e falam o idioma yenish – tão críptico e desconhecido além das fronteiras da comunidade quanto o próprio romani.

Essa confusão se deve a vários fatores, mas principalmente ao fato de nenhum desses grupos étnicos apresentar-se de maneira homogênea, constituindo um conhecimento sólido (por sólido quero dizer acadêmico, historicista e não-mitológico) de suas próprias origens e por terem, no fundo, um comportamento bastante parecido – nomadismo e isolamento.

Os próprios rhomá, embora estejam constituídos numa única etnia, tendo como comum a língua e a origem no subcontinente indiano, estão divididos em três grandes grupos tão diferentes entre si que quase se poderia considerá-los três etnias distintas – Rom, Sinti e Calon; e esses três grandes grupos, por sua vez, também estão divididos em vários subgrupos, que se classificam e se organizam de maneiras diferentes.

Como dissemos anteriormente, a cultura não é algo estático, principalmente a cultura de povos que sempre estiveram em movimento e em contato – ainda que forçado – com outros povos de culturas distintas. Trocas, empréstimos, sincretismos e ressignificações são inevitáveis no contato com o outro, no fluir das gerações, por mais que, paradoxalmente, a etnia em questão se considere fechada.

Na medida em que foram dividindo-se e espalhando-se pela Europa, os Rhomá também foram absorvendo traços das culturas que encontravam. Se no Oriente, de um lado, sempre houve uma grande diversidade cultural em um vasto território, na Europa, de outro, sempre houve uma vasta diversidade cultural num território muito limitado. É provavelmente a esse fato que se devem as particularidades e diferenças que se pode observar entre os grupos rhomá e suas subdivisões.