Lautari

lautari2

Os Lautari não são exatamente um clã formal, como os outros. É muito provável que eles derivem de outros clãs históricos presentes na Romênia, como os Ursari, os Lovara ou os Kalderash. São essencialmente músicos.

A palavra romena “lautar” deriva de lauta, o nome de um instrumento de corda muito popular na região, e faz alusão a um grupo de músicos profissionais tradicionalmente composto por rhomá.

Lauta
Uma lauta.

É importante observar que nem todos os lautari eram compostos por rhomá, havia lautari compostos por escravos rhomá e por pessoas romenas livres, mas os rhomá sempre foram a maioria. Eram os preferidos por se considerar que possuíam as melhores habilidades musicais. Em tempos posteriores, também passaram a haver lautari judeus e turcos. A música étnica mais popular do Romênia, diga-se de passagem, é uma junção harmoniosa das habilidades musicais de rhomá e judeus.

Enquanto durou a escravidão romani, os Lautari rhomá tiveram trabalho garantido, tocando para animar as festas e reuniões de príncipes e boiardos. Depois da abolição, no século XIX, a maior parte deles deslocou-se para as regiões rurais em busca de novos trabalhos, que, na maior parte das vezes, ainda consistiam em tocar em casamentos, funerais, batizados e outras celebrações tradicionais da cultura romena.

A maior parte dos Lautari, mais uma vez à semelhança dos Boyásh, tem o romeno ou o húngaro como língua materna. Apenas uns poucos, normalmente descendentes dos Ursari ou Kalderash, ainda falam o romani.