A Diáspora

Migrações2

Se não existe consenso acerca da origem dos rhomá, sobre os motivos que levaram à diáspora tampouco. O que poderia tê-los levado a deixar a Índia e, mais ainda, o que poderia tê-los impedido de voltar para lá é um completo mistério.

Mais uma vez, várias hipóteses vão sendo levantadas na tentativa de estabelecer uma resposta. Para alguns, tratavam-se dos Domba ou Dom (cuja sonoridade lembra Rhom), um povo pré-ariano que habitava o subcontinente indiano antes da invasão e dominação ariana, em 1500 a.E.C., quando foram assimilados pela cultura indiana como uma casta inferior – os shudras ou, mais recentemente, os dalits. Outros sugerem que eram os Rajputs, valorosos guerreiros da nobre casta dos Xátrias, que lutaram contra as incursões muçulmanas entre os séculos IX e XI, mas foram derrotados e expulsos. Para alguns pesquisadores, ainda, os rhomá sempre foram viajantes que nunca pararam de se deslocar.

Ian Hancock, que é rhom e professor doutor da Universidade do Texas, em Austim, especialista em linguística e estudos asiáticos desde 1972, sustenta que o motivo da diáspora pode ter sido justamente as invasões comandadas pelo sultão persa Mahmoud de Ghazni, no século XI. Mahmoud conquistou e pilhou diversos templos e cidades, entre elas a cidade sagrada de Kannauj, em suas dezessete invasões ao subcontinente indiano. Fez, segundo consta, milhares de prisioneiros nessas incursões, vendendo-os posteriormente como escravos aos persas, que, por sua vez, os teriam revendido no leste europeu. Exceto a região do Punjab, no entanto, que foi a única a ser assimilada por Mahmoud, o governo das regiões conquistadas foi entregue a reis hindus, então feitos vassalos. É justamente da região do Punjab, no noroeste do subcontinente indiano, que se acredita que os rhomá partiram rumo ao oeste, em direção ao Ocidente.

Ainda segundo Hancock, dons e rajputs devem ter integrado a primeira onda migratória, compondo um grupo misto quanto à origem social.

O que ninguém consegue dizer com certeza é se essa primeira onda aconteceu porque dons, rajputs ou ambos foram expulsos pelos muçulmanos, se foram levados como escravos para a Pérsia ou se deixaram a Índia por vontade própria. Também não há consenso sobre a forma como tudo isso aconteceu. Enquanto alguns acreditam que nossos ancestrais deixaram a Índia de uma só vez, em virtude de um único episódio histórico, para outros faz mais sentido pensar que foi um processo gradual, em intervalos de tempo totalmente irregulares. Nesse caso, a única coisa que podemos dizer com certeza é que a onda migratória aconteceu.